Sensei Hidetaka Nishiyama

Nascido em Tóquio no ano de 1928, desde muito cedo entrou em contato com as artes marciais. De fato, com apenas 5 anos começa a aprender kendo. Em 1944, conhece o grande  mestre Gichin Funkoshi e torna-se seu discípulo. Teve grande dedicação à busca de perfeição dentro do Karatê Tradicional.

Sensei Nishiyama foi um renomado mestre Karatê no mundo, conhecido por sua inabalável dedicação à preservação e proteção da Arte Marcial do Karatê Tradicional. Dedicou sua vida aos princípios do Budo na qual é baseada sua amada Arte Marcial: o Karatê Tradicional. Como Instrutor e membro da NKK/JKA (Japão) e Presidente-Fundador da ITKF, a sua influência sobre a prática moderna do Karatê Tradicional é inigualável.

Nascido em Tóquio, no Japão, em 10 de outubro de 1928, Sensei Nishiyama tinha um longo histórico de treinamento das artes marciais desde a tenra idade. Com 5 nos de idade, ele começou seus treinamentos em Kendo sob a instrução de seu pai, um consumado mestre de Kendo. Aos 10 anos, começou seu treinamento em judô e em 1943 ingressou no Dojo de Karatê Shotokan onde tornou-se Shodan em 1946, junto ao mestre Gichin Funakoshi.

Independentemente de onde viajou Sensei Nishiyama, ele deixou a sua marca como um líder. Ele foi nomeado capitão da equipe de Karatê da Universidade e foi co-fundador do All Japan Collegiate Karate Federation. Graduou-se em Ciências Econômicas na Universidade Takushoku em 1951 ele foi co-fundador da NKK/JKA e foi eleito para o seu Conselho Diretor.

Em 1960 publicou seu primeiro livro: Karate: The Art of Empty-Hand Fighting. Hoje, o livro continua a ser uma das primeiras autoridades nos escritos da Arte Marcial do Karatê Tradicional.

Em 1961, ao mudar-se para os Estados Unidos, Sensei Nishiyama formou a American Amateur Karate Federation (AAKF). Mais tarde fundou a JKA-EUA que definiria as normas para a prática do estilo de Karatê JKA neste país. Em 1973, ele fundou a International Amateur Karate Federation (que mais tarde se tornou a International Traditional Karate Federation) e em 1976 apresentou a primeira candidatura ao Comitê Olímpico Internacional para o reconhecimento de Karatê Tradicional em nome de seus atletas representando diferentes estilos de Karatê Tradicional.

Em 1999, Sensei Nishiyama recebeu uma bandeira americana, que tinha voado sobre o Capitol Building em sua homenagem em 10 de outubro - a data de seu aniversário.

A bandeira foi em reconhecimento do seu esforço em nome do Karatê Traditional e sua contribuição significativa para a saúde física e psicológica dos americanos.

Em Novembro de 2000, o Imperador do Japão concedeu-lhe o galardão da ORDEM DO TESOURO SAGRADO DO JAPÃO, numa cerimônia celebrada nos Jardins do Palácio Imperial (Tóquio), em reconhecimento dos seus contributos durante meio século no desenvolvimento dos aspectos físicos, mentais e espirituais do Karatê Tradicional, assim como da cultura japonesa.

Fonte: Federação Paulista de Karatê-do Tradicional